EMENTA: Inovação pedagógica na perspectiva dialética. Teorias pedagógicas que sustentam a concepção de sociedade, educação, escola, planejamento, ensino e avaliação - visão geral. A pedagogia e a psicologia sob o enfoque histórico-crítico - a Pedagogia Histórico-Critica (PHC) e o conceito vigotskiano de Zona de Desenvolvimento Iminente. Planejamento, ensino e avaliação: processo criativo e sequência didática.

OBJETIVOS DO CURSO:

·Identificar e discutir, a partir de experiências sobre práticas de ensino historicamente situadas e conceitos a serem estudados, as múltiplas determinações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem;

·Analisar e compreender as principais concepções pedagógicas que disputam a hegemonia em relação à prática docente;

·Estudar os princípios da pedagogia sob o enfoque histórico-crítico (PHC) e as possibilidades de variação de metodologias desenvolventes no processo criativo de planejamento das aulas.

Curso de Capacitação em Tecnologias e metodologias ativas aplicadas à Educação. Recursos e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, como Mapa Mental, Quizzes, Padlets, Trello, Nuvens de Conhecimentos, Softwares educativos e softwares de apresentação serão apresentados para os cursistas para que eles possam inovar suas aulas, além de promover a inclusão digital. Durante a pandemia, o projeto será executado de forma remota através do Google Meet e plataforma Moodle. Sendo necessário apenas que os professores que irão participar do projeto tenham acesso a um computador ou celular.